terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O dom da lucidez


Por Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte
Um sublime diálogo entre Jesus e seus discípulos, tendo Pedro como figura central, teve um impressionante revés. O apóstolo, elogiado por ter feito uma sábia confissão, foi chamado por Jesus de satanás. Tal diálogo sinaliza dois extremos: um em que se vive movido pela ação de Deus e o outro em que o protagonista age como o diabo, dando rumo contrário ao que deve ser no âmbito dos sentimentos, das escolhas e da própria conduta. O evangelista Mateus, no capítulo 16 do seu Evangelho, conta esse episódio - sábia lição com advertências muito pertinentes pelos riscos que se corre na perda do dom da lucidez.


A articulação da inteligência, a clarividência, a capacidade de discernimento é um dom que faz falta em qualquer etapa da vida. A lucidez do jovem fecunda sua jovialidade com um tempero que não lhe permite perder o rumo. Nos adultos, é o fulcro do equilíbrio movendo suas ações e o exercício da responsabilidade de modo adequado, sempre considerando cada ato do qual dependem pessoas, a sociedade e as instituições. No idoso, a lucidez é ingrediente insubstituível. Garante que esse tempo seja vivido com aquela sabedoria que faz nascer a capacidade de congregar pessoas, de ser referência de desapego e ensinamento do caminho que dá gosto viver. Caminho da experiência, do encantamento pela vida e pelos outros, muito mais do que aquilo que já se fez e ajuntou como conquistas e louros. Na família, por exemplo, os avós são, de modo geral, essa referência admirável, vivem e se alimentam do encantamento que nutrem pelas conquistas dos filhos, dos netos...


O evangelista Mateus narra o diálogo que Jesus teve com seus discípulos na região de Cesareia de Filipe, quando fez a eles a pergunta: “Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem?”. A resposta de Pedro, sucinta e pertinente: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo”, deu oportunidade ao apóstolo - que foi escolhido por Deus para uma especial missão - de revelar o que o próprio Jesus afirmou. Veio da ação de Deus o fundamento da escolha de Pedro como pedra sobre a qual o Mestre quis edificar a sua Igreja. A ação amorosa e invisível do Pai compaginou no coração do apóstolo a verdade que sustenta o bem e alimenta o encantamento autêntico. O desdobramento triste vem a seguir, quando Jesus explicita aos seus discípulos a sua condição e missão de Cristo ao dizer-lhes da necessidade de ir a Jerusalém. Sua ida ao local - continuou a ensinar - incluiria sofrimentos impostos da parte dos anciãos, sumos sacerdotes e escribas. Ia ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar. Aquela palavra do Mestre fez trepidar o coração dos discípulos. A reação de Pedro revelou, também, o domínio que o maligno pode estabelecer sobre o coração humano. Esse domínio é, em sombras, a contraposição do dom da lucidez. Pedro, ao ouvir o que Jesus disse, desafiado pelas medidas de ofertas que o Mestre lhes indicava, oferta total de si, exigência de desapegar-se de egocentrismos doentios e fomentadores do ridículo, chamou Jesus à parte e, pretensiosamente, começou a censurá-lo: “Deus não permita tal coisa! Que isto nunca te aconteça”. Ao dizer isso, comprova que tem o coração apartado da verdade e do bem, apegado a si, aos próprios interesses e coisas, completamente opostos ao encantamento que só o amor produz. Jesus não titubeou em dizer-lhe: “Vai para trás de mim, Satanás! Tu estás sendo para mim uma pedra de tropeço, pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens”.


Esse episódio evangélico é a mais completa lição para se aprender as dinâmicas geradoras e mantenedoras do dom da lucidez, em cada etapa da própria vida. É dom, não é só fruto de um esforço pessoal. Supõe a abertura da mente e do coração para quem é a fonte do amor: Deus. Quando se caminha na contramão desse horizonte pedagógico, os feitos, os anos, as conquistas, os gestos, tudo fica obscurecido pela incapacidade do encantamento amoroso que faz nascer o dom da lucidez que, por sua vez, é a garantia de ler os fatos com sinceridade, sem rancores, sem apegos e sem desprestígios. Esse mal precisa ser evitado no coração de todo discípulo e discípula de Jesus Cristo. É o vetor que explica no mundo da política, das instituições e das confissões religiosas, os desatinos dos que manipulam, dominam, tentam perpetuar-se no poder, prometem e não cumprem, usufruem e não privilegiam, de fato, os pobres e os que têm mais direitos e necessidades.


Esta reflexão evangélica é oportuna, é como um farol que precisa projetar sua luminosidade sobre as mais diferentes situações da vida contemporânea, nas Igrejas, no Parlamento, nas instituições governamentais e outras. Também na vida familiar e pessoal para se medir, com precisão, o quanto é indispensável e está faltando o dom da lucidez.

Fonte: CNBB

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Dom Esmeraldo fala sobre experiência missionária na diocese de Santarém

Em entrevista a assessoria de imprensa da CNBB, o bispo diocesano de Santarém (PA), dom Esmeraldo Barreto de Farias, falou sobre a 4ª Experiência Missionária, que aconteceu na Área Pastoral de Santa Maria do Uruará, que fica na margem direita do Rio Amazonas, na direção Santarém-Belém, entre os dias 17 de dezembro de 2010 e 22 de janeiro de 2011.
O evento anual contou com a participação de 64 missionários, sendo 47 seminaristas das dioceses de Vacaria e Caxias (RS), Tubarão (PR), Cidade do Goiás (GO), Barretos, São João da Boa Vista e Taubaté (SP), Nova Iguaçu (RJ), Afogados da Ingazeira e Nazaré da Mata (PE), Caicó (RN), prelazia do Xingu (PA) e Santarém.
Dividido em duas etapas, a primeira aconteceu entre 18 de dezembro e 3 de janeiro e compreendeu a preparação inicial que incluiu o retiro orientado  pelo bispo da Cidade de Goiás (GO), dom Eugênio Rixen, a escuta de animadores que falaram sobre a realidade local, o período de visitas às casas da mini-área de Boa Vista do Cuçari e avaliação das atividades dessa etapa.

Já a segunda aconteceu de 4 a 22 de janeiro. Houve dois dias para a escuta da realidade sócio-eclesial da Área Pastoral de Santa Maria. Essa etapa contou com a participação dos missionários do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Brasília e Minas.
Para dom Esmeraldo, a experiência missionária é uma forma encontrada pela diocese de Santarém, com base na Palavra de Deus, de participar da vida da comunidade e levar o espírito missionário da Igreja adiante. “A experiência missionária parte do princípio de que não são suficientes somente os estudos, mas, mais do que isso, é indispensável a reflexão, o aprofundamento e a experiência concreta da missionariedade. Essa experiência é fundamentada na Palavra de Deus que dá motivo ao missionário para que crie forças e entre na vida das comunidades para encontrar  Deus na vida das pessoas”, pontuou.
Dom Esmeraldo destacou ainda que foi valioso ouvir de seminaristas que a experiência foi importante para aprender a conviver, ouvir o próximo e trabalhar em conjunto. “Vários seminaristas disseram que estavam lá para aprender a se despojar e a se entregar totalmente à causa da missão”, lembrou.

“A reação das comunidades é única durante os 40 dias de experiência missionária”, disse  ainda dom Esmeraldo. Ele lembrou que ao receber os missionários, as comunidades “vibram”, pois há lugares que o padre é recebido uma, duas ou três vezes no ano. “Quando veem os missionários que chegam, que vão de casa em casa, que escutam a história de suas vidas, as pessoas ficam encantadas, não só com os missionários de fora, mas também ficam se perguntando ‘e nós que estamos aqui, o precisamos fazer para sermos missionários na realidade da nossa comunidade? ’”.

Para a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Amazônia, irmã Maria Irene Lopes, que também participou da missão, a experiência é um trabalho que merece ser conhecido e vivido pelas pessoas. Ela disse que a riqueza da experiência é valiosa tanto para as comunidades como para os missionários. “É uma experiência única que nos faz entender a vida daquelas pessoas, como vivem em comunidade e como vivenciam a fé. É um valor primoroso para quem mora lá como para quem chega de fora e passa a conhecer aquela realidade totalmente diferente. Me impressionei com a fé que vi naqueles irmãos”, disse a assessora.
A experiência missionária contou ainda com a presença do bispo de Nova Iguaçu (RJ) dom Luciano Bergamin, o secretário executivo do Regional Sul 3 (Rio Grande do Sul) padre Tarcísio Rech; e padres das dioceses de Nova Iguaçu (RJ), Diamantina (MG) e Santarém.
Em 40 dias foram visitadas 33 comunidades e 4 mil famílias.

Fonte: CNBB

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

NOTÍCIAS PASTORAIS 18 DE FEVEREIRO DE 2011


Comunitários recebem curso de medicina alternativa

Desde o último dia 16/02, está acontecendo o 3º módulo do curso de medicina alternativa. O evento acontece no Centro de Formação Emaús (Santarém-Curuá-Una) e é promovido pelo Projeto Bete Bruno.
Participam aproximadamente 65 lideranças comunitárias dos municípios de Itaituba, Monte Alegre, Alenquer, Placas, Aveiro, Oriximiná, Faro, Trairão e Santarém.
Neste 3º módulo está sendo ministrada a disciplina Florás de Bach e Homeopatia (teoria e prática) pelo padre José Dilon, por Luciana Chamas-de São Paulo- e pela coordenadora da Associação Brasileira de Homeopatia, Edna Amaral- Rondônia, entre outros.
O curso prossegue até domingo dia 20.


Área “A” prepara implantação das Escolas Bíblicas

Em continuidade às atividades da Missão Diocesana de Evangelização, a Equipe de multiplicadores do conteúdo bíblico da Área A – Região pastoral Dois reúne neste sábado 19/02, na igreja de N. Sra. do Livramento às 16h.Entre os assuntos da pauta, está o planejamento e o repasse do conteúdo bíblico nas comunidades. Também será organizado o processo de implantação das Escolas Bíblicas em toda a Área.


Área “B” apresenta plano de pastoral aos orientadores

Neste sábado, 19/02 acontece um encontro dos orientadores da catequese infantil e Crisma da Área B- região Dois de pastoral. Será na comunidade Urumanduba, com início às 14h. O assunto principal é a apresentação e o estudo do plano de pastoral da Área que depois será executado durante o ano, com a colaboração dos orientadores. 


Juventude da Área “A” promove encontro avaliativo

A Pastoral da Juventude da Área “A” promove neste domingo, 20/02 um encontro no salão paroquial de Sant’Ana. O evento inicia às 07h30 com celebração Eucarística, seguida de avaliação da caminhada Pastoral, animação e entrosamento. Cada participante deve levar seu prato, copo e talher para as refeições. Haverá dois ônibus que irão sair às 06h40: um sai da comunidade Frei Rainério e outro de São Paulo Apóstolo, conduzindo os jovens das comunidades até o local do encontro. Cada jovem deve contribuir com 2 reais para ajudar no transporte.


Jovens de Arapixuna buscam formação trabalho pastoral

De 04 a 06 de março será realizado um encontro de formação e espiritualidade para a juventude da área Arapixuna. Será no centro de formação Dom Tiago, na comunidade Laranjal. O objetivo é promover a organização e fortalecimento do trabalho dos jovens na área. Assessoria da Pastoral da Juventude Diocesana. 


Área “B” vai realizar encontro de animação para juventude

No dia 13 de março vai acontecer o encontro da juventude da Área B, região pastoral Dois. Será na sede campestre do Banpará, das 08h às 14h. De acordo com a coordenação, o evento tem objetivo de promover animação, entrosamento e fortalecimento da caminhada da juventude na Área B.


Área “A” vai promover encontro de animadores de CEBs

No dia 13 de março vai acontecer o encontro de animadores das CEBs da Área A- região Pastoral Dois. Será no Centro de Formação Emaús. O encontro visa fortalecer o trabalho pastoral dos animadores das CEBs e promover momentos de integração. O transporte sairá de frente das igrejas às 07h30.


Comunidades da região Um estudam tema da CF 2011

A área pastoral São Sebastião e Santíssimo Sacramento – Região Um - realiza estudo da Campanha da Fraternidade. O evento é destinado a todas as lideranças das CEBs, grupos e movimentos eclesiais da Área. Nos dias 24 de 25 deste mês será para as lideranças da comunidade São Sebastião, no centro paroquial. Já nos dias 28 e 1º de março, o estudo é destinado aos comunitários do Santíssimo Sacramento. O local é o salão da paróquia. Nos dois locais, o estudo inicia às 19h.

Notícias da paróquia de Monte Alegre

CALENDÁRIO DE VISITAS PASTORAIS NA ÁREA ITAUAJURI – realizadas por Frei Haroldo Pimentel (Vigário da Área Itauajuri) e Frei Alex (Pároco):
DIA 23/02 - Quarta-feira:
09:00 horas - Missa no  Açu da Fazenda (Frei Alex)
09:00 horas - Missa  na Santa Helena (Frei Haroldo)
17:00 horas - Missa em Cujubim (Frei Haroldo)
19:00 horas - Missa no Santos (Frei Alex)

DIA 24/02 - Quinta-feira:
09:00 horas - Missa em Vicinal 04 (Frei Haroldo)
09:00 horas - Missa na Fartura (Frei Alex)
17:00 horas - Missa no Setor 13 - Menino Deus ( Frei Haroldo)
17:00 horas - Missa no Setor 15 - N. Sra. de Nazaré (Frei Alex)
20:00 horas - Missa na CANP (Freis Haroldo e Alex)


Paróquia São José realiza encontro da PASCOM

Neste domingo dia 20 acontece o encontro da equipe da Pascom da paróquia São José – no planalto santareno. Inicia às 09h. O assunto principal é o estudo sobre a Pascom e sua importância na vida da Igreja. É destinado aos membros da equipe, principalmente aos que estão iniciando o trabalho e às demais lideranças da paróquia. A assessoria é da Pascom Diocesana.


A agenda do bispo da Diocese, Dom Esmeraldo

Quinta-feira dia 24/02 ele preside o sacramento da Crisma na comunidade São Pedro – Km 50, às 19h. Dia 25, crisma os jovens da comunidade Menino Jesus – no Mapiri, às 19h30. De 27 a 02 de março, Dom Esmeraldo participa da reunião da CNBB Regional Norte Dois, em Castanhal.


Calendário de visitas de Frei Manoel – Área Lago Grande e Maripá

No dia 21 deste mês, Frei Manoel vai reunir com a equipe catequética da comunidade Passagem seguida de celebração à tarde. Já no dia 22, reunião e missa na comunidade Curral Grande. Dia 23 será a vez da comunidade Cerquinha receber a visita do vigário. Dia 24 Frei Manoel irá visitar e celebrar com os comunitários de Jaquara.
  

Notícias da Paróquia São Raimundo Nonato

No dia 23 deste mês será realizado o encontro de partilha de experiências. O assunto é a vida das CEBs. O evento é destinado a todas as CEBs e aos grupos da comunidade. Segundo a coordenação, o objeto principal é promover a pastoral de conjunto. O local é salão paroquial Pe. João Mors.
No dia 27 de fevereiro é o 56º aniversário de elevação da paróquia São Raimundo Nonato. Para marcar a data, vai acontecer uma celebração Eucarística às 18h, seguida de alimentação partilhada e apresentação de fatos que marcaram a história da paróquia.


Áreas pastorais realizam semanas catequéticas

Região 5
Paróquia Santo Inácio de Loyola – região pastoral 5 / Pe. Antonio Cláudio
3ª Semana: Mini-área 1, de 28 de fevereiro a 04 de março – na comunidade Vila do Amorim.

Região 8
Baixo lago- de 20 a 26 de fevereiro em Lago Grande

Região 9
Mini-área Curuá-Una e Curuatinga: de 21 a 26/02 em Bom Jesus
Mini-área do Ituqui: de 28/02 a 05 /03 em Cabeceira do Marajá
Mini-area Aritapera e Urucurituba: 14 a 19/03 em São Ciríaco.


Agenda do Pe. Auricélio Paulino para os próximos dias

Dia 20/ Domingo = 17h00 – reunião com a Pastoral Familiar na Matriz de Santo Antônio - Estrada 01.
Dia 21/ Segunda  =19h00 - Oficina de Liturgia na Matriz de Santo Antônio, com Jandira Pedroso
Dia 22/ Terça= 08h00 - Oficina de Liturgia em Aramanaí, com Jandira Pedroso
 09h30 - Missa em ARAMANAÍ – com a presença da Mini-área do Tapajós
 19h00 - Oficina de Liturgia na Matriz de Santo Antônio, com Jandira Pedroso
Dia 23/ Quarta = 09h00 - CRISTO REI - Km 115 da BR - Missa e Reunião com a comunidade.
=16h00 - UNIDOS POR DEUS - Km 130 da BR - Reunião com a comunidade.
 =19h00 - SANTO ANTÔNIO - Km 124 da BR - Missa e Reunião com a comunidade.

Informações: Pascom/Diocese de Santarém
Foto: Blog ceudeouro's